Qual a percepção dos cafeicultores brasileiros em relação ao risco climático? De que maneira essa percepção influencia as técnicas e condições de produção e comercialização do café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, que tem o Brasil como maior produtor e exportador?
Para ajudar a responder essas e outras questões relacionadas aos desafios e oportunidades do setor cafeeiro no contexto das mudanças do clima, o projeto Coffee Change reúne uma equipe de pesquisadores da Unicamp das áreas de climatologia, agronomia, comunicação, linguística e economia.
A questão climática é urgente. Há poucas análises integradas de sistemas cafeeiros que considerem a combinação de fatores climáticos, sociais, econômicos e agrícolas para delimitar estratégias eficientes de adaptação e mitigação. As práticas disseminadas para resiliência ao setor são amplas, mas faltam estratégias customizadas. Nesse contexto, o projeto Coffee Change aborda as seguintes questões de pesquisa: Como os cafeicultores podem utilizar suas práticas de produção para construir resiliência promovendo adaptação e mitigação? Qual a percepção dos cafeicultores frente ao risco climático? Como os fatores sociais e históricos da produção produzem sentido para ações relativas às mudanças climáticas? Quais os principais desafios e oportunidades da Cafeicultura frente às mudanças do clima? A hipótese é que a análise integrada da produção cafeeira, dentro da abordagem de pesquisa-ação participativa (PAR), é capaz de subsidiar a criação de estratégias específicas aos produtores de café, para adaptar o setor cafeeiro às mudanças do clima, bem como mitigar o risco climático. O objetivo do projeto é aplicar uma metodologia integrada e multidisciplinar para analisar o impacto das mudanças climáticas, as possibilidades de adaptação e mitigação, entendendo as oportunidades e desafios do setor cafeeiro. Dividido em seis frentes de trabalho, o projeto analisará:
(1) clima atual e futuro;
(2) oportunidade e desafios de atividades de mitigação e adaptação;
(3) a percepção do risco das mudanças climáticas pelos produtores;
(4) o risco econômico
(5) o uso do solo cafeeiro e
(6) a análise integrada dos resultados.
O projeto utilizará a abordagem de pesquisa-ação participativa, que conta com a participação e ação dos membros da comunidade cafeeira. Os resultados da pesquisa têm potencial de gerar evidências importantes a produtores e formuladores de políticas para a proposição, execução e disseminação de estratégias de gestão do risco climático na cafeicultura.
Ano: 2022 – atual
Financiamento: CNPQ
Pesquisadores CEA
Artigos
Eventos
CEA – Centro de Estudos em Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente
Instituto de Economia – Rua Pitágoras, 353 – Sala 100
UNICAMP – Barão Geraldo
CEP 13083-857 – Campinas/SP
email: ceaie@unicamp.br
fone: (19) 3270-7070