Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Publique uma notícia

Atualizado em: 23/07/2024

teste de manual


1. Selecione ou adicione sua conta @unicamp.br – continue para o login DAC e conclua seu login utilizando seu usuário e senha DAC

Selecione ou adicione sua conta @unicamp.br - continue para o login DAC e conlua seu login utilizando seu usuário e senha DAC

2. Painel administrativo do wordpress / Sc Sites

Essa é a visão geral do painel administrativo do wordpress na versão SCSites – sites coorporativos da UNICAMP. No painel você tem acesso as principais ferramentas de edição e configuração do site de acordo com as regras de acesso do seu usuário.

Painel administrativo do wordpress / Sc Sites

3. Adicionando uma notícia

No painel lateral selecione em Notícias > Adicionar Notícias

Adicionando uma notícia

4. Adicione um título para sua notícia

Adicione um título para sua notícia

5. Adicione o corpo do texto de sua notícia

Você pode adicionar blocos de texto, imagem, vídeos (como links do youtube e afins) e outros elementos como listas ou tabelas. Saiba mais como adicionar conteudo em “Editando uma notícia”.

Adicione o corpo do texto de sua notícia

6. Clique na aba Notícia na coluna à direita da tela

Nessa coluna você encontra as configurações para o post, vamos conhecer as principais:

Clique na aba Notícia na coluna à direita da tela

7. Clique em ‘Definir imagem destacada’

A imagem destacada é a que vai aparecer no banner principal, ela deve ter o tamanho sugerido de 1920x748px – utilize imagens sem muitos detalhes ou textos, preferencialmente com o foco da imagem posicionado a direita do retângulo (o texto se concentra a esquerda)

Clique em 'Definir imagem destacada'

8. Selecione a foto em sua biblioteca de mídias ou clique em enviar arquivos e envie uma nova imagem

Selecione a foto em sua biblioteca de mídias ou clique em enviar arquivos e envie uma nova imagem

9. Preencha os campos de informação da imagem

  • O campo “Texto alternativo” deve ser preenchido, uma breve descrição da imagem, esse texto pode ser lido por leitores de tela

  • O campo “Título” não é necessário mas o título pode ser utilizado para buscar a imagem no futuro caso ela venha a ser utilizada novamente

  • Nesse modelo o campo legenda não é utilizado

Preencha os campos de informação da imagem

10. Clique em “Definir imagem destacada”

Clique em "Definir imagem destacada"

11. Clique em ‘Adicionar Resumo’

O resumo é o texto que será apresentado no banner ou nos agregadores de notícia, também é o texto que os buscadores, como o google, devem mostrar aos usuários como resultado de uma busca por termos chave.

Clique em 'Adicionar Resumo'

12. Clique em X para fechar e salvar o resumo

Clique em X para fechar e salvar o resumo

13. Defina a data e horário da publicação

Você pode publicar imediatamente ou programar uma data e horário de publicação de uma notícia ou documento, clique no campo ‘Publicar’ e utilize o calendário para definir a data.

Defina a data e horário da publicação

14. Clique no X para fechar e salvar a data de publicação

Clique no X para fechar e salvar a data de publicação

15. Selecione a categoria da notícia

As categorias são utilizadas pelos blocos de notícia para mostrar as notícias em espaços definidos no site. Por exemplo, as notícias na categoria ‘CERI’ serão mostradas na página de notícias do CERI. Você também pode criar blocos de notícias para páginas específicas, como as páginas de uma pesquisa ou evento, para isso utilize o recurso de categorias.

Selecione a categoria da notícia

16. Adicione uma nova categoria

Caso a categoria que deseja não exista (não é localizada na lista), clique em ‘Adicionar nova categoria’

Adicione uma nova categoria

17. Digite o nome da nova categoria

Utilize nomes simples ou palavras-chave

Digite o nome da nova categoria, utilize indicadores simples

18. Selecione uma categoria ascendente

Caso a nova categoria descenda de uma categoria já existente (como, por exemplo, um projeto de pesquisa que pertença a um Núcleo específico, você pode selecionar uma categoria ascendente)

Selecione uma categoria ascendente

19. Clique em ‘Adicionar nova categoria’

Clique em 'Adicionar nova categoria'

20. Selecione a categoria primária para a notícia

A categoria primária é a categoria que é mostrada na notícia. Por exemplo se a categoria ‘Pesquisa’ descende da categoria ‘CERI’ você pode mostrar a notícia como ‘Pesquisa’ ou ‘CERI’. Essa opção não modifica os filtros de bloco de notícia, serve apenas para organizar o que é mostrado na página da notícia.

Selecione a categoria primária para a notícia

21. Adicione uma imagem para telas pequenas

Em telas pequenas, como celulares ou tablets, é possível adicionar uma imagem de tamanho menor caso necessário. Se essa opção não for utilizada, a imagem em destaque será mostrada com um corte para adaptação ao novo tamanho

Adicione uma imagem para telas pequenas

22. Não exibir no Carousel

Selecione esse campo para excluir a notícia do banner principal ou de banners internos

Não exibir no Carousel

23. Mostrar Imagem em Destaque

Selecione essa opção para mostrar a imagem em destaque como um cabeçalho na página da notícia

Mostrar Imagem em Destaque

24. Mostrar Eventos

Selecione para mostrar eventos relacionados a notícia

Mostrar Eventos

25. Mostrar Relacionados

Selecione para mostrar notícias relacionadas na página da notícia

Mostrar Relacionados

26. Selecione a quantidade de notícias relacionadas que devem aparecer na página de notícias

Selecione a quantidade de notícias relacionadas que devem aparecer na página de notícias

27. Filtrar relacionadas por tags

Selecione caso deseje filtrar as notícias relacionadas por ‘tags’

Filtrar relacionadas por tags

28. Carregar relacionados dinamicamente?

Selecione para carregar as notícias relacionadas de forma dinâmica (atualiza sempre que uma nova notícia é publicadanão é útil para sites com baixa frequência de notícias)

Carregar relacionados dinamicamente?

29. Adicione um autor a notícia

Nesse modelo, é possível adicionar um autor a um post do tipo notícia, quando uma autoria é incluída uma lista de posts do mesmo autor é criada na página de autores em https://pesquisa.ie.unicamp.br/autoria/nome-do-autor/. Esse é um elemento útil para indexar a produção por autores, mais utilizado nos posts tipo ‘Artigo’.

Utilize o campo ‘Autoria’ para pesquisar o nome de um autor já registrado

Adicione um autor a notícia

30. Selecione o nome de um ou mais autores de uma notícia

Os nomes que aparecem nesse campo são cadastrados como autores no site. Caso seja necessário adicionar um novo autor visite o tutorial de autorias aqui.

Selecione o nome de um ou mais autores de uma notícia

31. Selecione uma autoria para fotografia ou ilustração

Caso sua notícia possua fotografias ou ilustrações e seja necessário/possível identificar a autoria dessas imagens inclua também a autoria das imagens buscando e selecionando o nome dos autores das imagens na notícia.

Selecione uma autoria para fotografia ou ilustração

32. Adicione uma autoria externa

Caso o autor não pertença a UNICAMP ou ao Instituto de Economia e seja necessário adicionar os crétidos é possível adicionar uma autoria externa indicando nome e contato para os autores.

Para isso clique em ‘Adicionar Crédito’.

Adicione uma autoria externa

33. Digite o nome do autor

Digite o nome do autor

34. Digite o link de contato do autor

Utilize, preferencialmente, o link para o curriculo Lattes do autor ou sua página de referência quando essa for indicada pelo autor. Também é possível inlcuir um email como referência para o autor.

Digite o link de contato do autor

35. Publique sua notícia

Ao terminar a edição de uma notícia clique em ‘Publicar’ a notícia será publicada imediatamente ou na data e horário especificados no passo 13.

Caso você queira salvas a notícia sem publicar para continuar a edição ou requisitar uma revisão de terceiros clique em ‘Salvar rascunho’. Rascunhos de notícias ficam disponíveis apenas a usuários logados com permissão de edição no site. Para esse mesmo fim, de revisão, é possível publicar selecionando a opção ‘Pendente’ no menu de publicação do passo 13 desse tutorial

Publique sua notícia

36. Vizualise sua notícia clicando em ‘Ver notícia’

Vizualise sua notícia clicando em 'Ver notícia'


Ir para o topo