
O professor Claude Serfati, da University of Versailles-Saint-Quentin- en-Yvelines (UVSQ), apresentou na manhã desta sexta-feira (28) na Unicamp seminário abordando o tema “Inovação numa perspectiva tecnológica governamental”.
O evento foi organizado pelo Instituto de Economia (IA), por meio do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (Neit). Serfati cumpre período de visita naquela unidade de ensino e pesquisa, durante o qual tem ministrado conferências e participado de reuniões de trabalho.
O pesquisador francês falou, entre outros temas, sobre as políticas governamentais europeias nas áreas da pesquisa e da inovação. Segundo ele, embora os países do continente tenham registrado avanços, eles também têm desafios a serem superados. Um deles é reduzir as assimetrias referentes a investimentos. Alemanha, França e Reino Unido concentram a maior parte dos recursos destinados ao que classificamos de PD&I.
De acordo com o diretor do IE, professor Fernando Sarti, a vinda de Serfati e de outros pesquisadores estrangeiros para participar de atividades acadêmicas no Instituto é extremamente positiva. “Além de enriquecer as reflexões que fazemos sobre temas importantes da atualidade, essa colaboração abre perspectivas para que nossos docentes e estudantes participem de intercâmbios com instituições do exterior”, afirmou.
As considerações trazidas por Serfati, acrescentou o diretor do IE, também são importantes porque ajudam a compreender a situação do Brasil frente às experiências internacionais nos campos da pesquisa e da inovação. “Vale lembrar que vivemos num mundo globalizado, no qual um país está atento às ações dos demais. Um exemplo disso é a sinalização dada pela União Europeia de que deseja se aproximar do Mercosul”, pontuou Sarti.