A Comissão de Pesquisa (CPQ) do Instituto de Economia (IE) tem como principal objetivo coordenar as atividades de pesquisa dentro do Instituto, seja na promoção de estratégias de incentivo à pesquisa, seja na criação de condições necessárias para a execução, catalogação e divulgação das pesquisas realizadas. Tais iniciativas são voltadas principalmente para que trabalhos interdisciplinares sejam desenvolvidos pelos diversos centros e núcleos do IE, que são: o Centro de Estudos em Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (CEA), o Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON), o Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico (CEDE), o Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI), o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), o Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), o Núcleo de Finanças (NIF) e o Núcleo de História Econômica (NIHE).
Por acreditar na importância do trabalho coletivo e colaborativo, a CPQ busca construir novas sínteses de conhecimento e superação da individualização na produção acadêmica. Além disso, valoriza o respeito à divergência de ideias, entendendo que o avanço da democracia e o debate construtivo são essenciais no ambiente acadêmico. Neste âmbito, promove os seminários “Café & Pesquisa”, um espaço de colaboração e discussão das pesquisas desenvolvidas pelos docentes do IE. Esses seminários reúnem os pesquisadores dos diferentes centros e núcleos para compartilhar seus estudos, enriquecendo o debate e ampliando as oportunidades de aprendizado para toda a comunidade acadêmica.
Promove igualmente o aprofundamento da discussão coletiva através do fomento a debates abertos sobre temas contemporâneos, como o capitalismo e os desafios enfrentados pelas ciências econômicas.
Está também no escopo de trabalho da Comissão o suporte integral às publicações do IE, assegurando que a produção acadêmica seja devidamente gerenciada e divulgada. A diversidade das pesquisas sediadas no IE se reflete também nessas formas de disseminação. Além das revistas indexadas, a produção intelectual escrita do Instituto é propagada igualmente de forma expressiva em livros, trabalhos publicados em anais de eventos científicos e em artigos publicados em jornais e magazines.