Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Cadeias de Valor em Bioeconomia maduras e inovadoras: Avaliando a maturidade e estudando meiosde melhorar seu desempenho: o caso do Brasil

Os diferentes lados da bioeconomia gera distintos aspectos de pesquisa revelando diferentes interesses, principalmente no que tange ao desenvolvimento do uso potencial de biomassa. A atratividade da bioeconomia está apoiada não só no argumento relacionado aos impactos do efeito estuda, mas também na questão do uso do solo e criação de novas oportunidades, no que o Brasil se destaca.

A bioeconomia depende do estoque disponível de biomassa gerando impactos regionais e locais, mas também oportunidades de desenvolvimento e valorização de cadeias produtivas. Não só a possibilidade de redução de custos é importante, mas a consideração do desenvolvimento de outras capacidades, melhoria do conjunto do sistema energético e do manejo dos recursos naturais. O presente projeto visa responde à questão: Como cadeias do valor da bioeconomia podem ser desenhadas para garantir uma oferta regular, melhorando o manejo dos recursos da agricultura e alinhar os interesses dos fazendeiros e produtores rurais ao resto da cadeia, a incorporando novos conhecimentos e absorvendo tecnologias e de outros parceiros da cadeia. Também visa entender como esses conhecimentos geram impactos locais e regionais. O trabalho visa fornecer uma visão aprofundada da integração e da modernização da agricultura e pecuária em relação a produção de biomassa. Para isto procura fazer uma ligação de pesquisas de caráter qualitativo e quantitativo para gerar diferentes opções de construção de cenários e qualificar as opiniões de importantes stakeholders. Espera-se que o resultado contribua para a formulação de políticas e para o entendimento da importância dos fatores não-tecnológicos na determinação do sucesso (ou do fracasso) dos projetos da bioeconomia. (AU)

Ano: 2018 – 2021

Financiamento: FAPESP

Pesquisadores CEA

Artigos

  • He economic and environmental impacts of Brazilian National Biofuel Polic

    The Brazilian National Policy on Biofuels (Renovabio) sets targets to reduce greenhouse gas emissions (GGE) in the transportation mix. Through the policy, a financial asset known as CBIO (a Decarbonization Credit) was created. CBIOs represent the equivalent CO2 emissions prevented…

    Leia mais

Nada Encontrado.

Eventos

Nenhum evento encontrado.

CEA – Centro de Estudos em Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente

Instituto de Economia – Rua Pitágoras, 353 – Sala 100
UNICAMP – Barão Geraldo
CEP 13083-857 – Campinas/SP

email: ceaie@unicamp.br
fone: (19) 3270-7070

Ir para o topo