Informativo GETETE – N. 1

É com grande satisfação que o Grupo de Estudo das Transformações Econômicas e Territoriais - GETETE lança o primeiro número de seu Informativo. Trata-se de publicação quadrimestral que disponibilizará ao público resenha das atividades desenvolvidas por seus integrantes, artigos de seus pesquisadores e de convidados, entrevistas e informações ligadas ao tema do desenvolvimento regional e urbano no Brasil.

Editorial

É com grande satisfação que o Grupo de Estudo das Transformações Econômicas e Territoriais – GETETE lança o primeiro número de seu Informativo.

Trata-se de publicação quadrimestral que disponibilizará ao público resenha das atividades desenvolvidas por seus integrantes, artigos de seus pesquisadores e de convidados, entrevistas e informações ligadas ao tema do desenvolvimento regional e urbano no Brasil.

O GETETE está cadastrado no CNPq e desde sua criação, em 2010, passou por mudanças até chegar a publicação deste Informativo. O Grupo é formado por professores de diferentes instituições de ensino superior e por estudantes de graduação e de pós-graduação, além de técnicos de instituições públicas ligadas ao planejamento e desenvolvimento regional no Brasil.

Apesar da intermitência de suas atividades nos anos iniciais, seus integrantes ministram uma disciplina sobre o desenvolvimento regional e urbano no Brasil na graduação do Instituto de Economia da Unicamp. Outra, intitulada Política Econômica e Desenvolvimento Regional no Brasil, é ministrada há mais de quinze anos na pós-graduação de Desenvolvimento Econômico desta mesma instituição. Desde 2018, seus integrantes oferecem a disciplina Geografia Regional: Nordeste, no curso de Geografia no Instituto de Geociências da Unicamp.

Um olhar socioeconômico para o território brasileiro é nossa preocupação principal. Desde sua criação, mais de uma duas dezenas de pesquisas (individuais ou coletivas) sobre o desenvolvimento regional e urbano no Brasil foram ou estão sendo desenvolvidas por seus integrantes, com financiamento de diferentes instituições.

As reuniões de estudo passaram a ser virtuais desde 2020, o que permitiu convidar palestrantes de fora para discutirem suas pesquisas conosco. Isso foi fundamental para nosso crescimento porque passamos a interagir mais sistematicamente com estudiosos da questão regional e urbana de outras instituições. Nossos encontros conta com um público de diferentes universidades, que varia muito, de acordo com a temática abordada em cada reunião.

Temos agora abrangência nacional e uma primeira aproximação com pesquisadores de fora do país. Tais encontros, cujas resenhas serão apresentadas neste Informativo Getete, contaram com a participação de mais de 60 pesquisadores de diversas universidades das cinco regiões brasileiras, de representantes de instituições do setor público e dos movimentos sociais, além de um economista da CEPAL que fez a abertura das atividades em 2024.

Já foram realizados 47 encontros neste formato cuja relação de tema e palestrantes pode ser vista no link do Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico – CEDE, na página do Instituto de Economia da Unicamp.

O Getete tem quatro linhas de pesquisa:

1) A economia política da globalização e a América Latina;

2) Diversidade Regional e Cultura;

3) Política de Desenvolvimento Regional; e

4) Planejamento Urbano no Brasil e em economias periféricas. Duas pesquisas coletivas estão em andamento.

A primeira, coordenada pelo professor Vicente Alves (IG/Unicamp e financiada pelo CNPq), A fronteira agrícola Centro-Norte do Brasil: políticas, planejamento regional e transformações socioeconômicas, insere-se nas linhas 3 e 4. Ela dá continuidade a duas anteriores, coordenada pelo professor Fernando Macedo (IE/Unicamp), com recurso da CAPES:

1) Novas determinações produtivas, regionais e urbanas na área do cerrado brasileiro: uma avaliação sobre os efeitos das obras de infraestrutura rodoferroviárias na integração regionais, em parceria com a PUC-GO e o IESA/UFG;

2) Urbanização dos Cerrados do Centro-Oeste: desafios e perspectivas para a sustentabilidade, em parceria com a PUC-GO. Na linha Diversidade Regional e Cultura, somos parceiros do professor Rodrigo Marques (UECE) que coordena a pesquisa Mapeamento dos cordelistas do Sertão Central Cearense.

Desejamos com este informativo maior interação com estudiosos da questão regional e urbana do Brasil.

Boa leitura!


CEDE – Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico