Informativo GETETE – N.1, V.2

Com esta edição o informativo Getete chega ao segundo volume e seu formato vai se consolidando com a proposta de uma divulgação científica simples, concisa e menos burocrática. Na seção de ‘Investigações Territoriais’, Vitor Tonin escreve sobre a economia de Francisco articulando a origem crítica e os princípios que orientam esse movimento social. Em seguida, o texto de Caio Fernandes estabelece as ligações entre desigualdades regionais e a questão da capacidade fiscal dos Municípios. (...)

Editorial

Com esta edição o informativo Getete chega ao segundo volume e seu formato vai se consolidando com a proposta de uma divulgação científica simples, concisa e menos burocrática. Na seção de ‘Investigações Territoriais’, Vitor Tonin escreve sobre a economia de Francisco articulando a origem crítica e os princípios que orientam esse movimento social. Em seguida, o texto de Caio Fernandes estabelece as ligações entre desigualdades regionais e a questão da capacidade fiscal dos Municípios. Na seção ‘Agendas de Pesquisa’, Wellington Rodrigues apresenta as diversas matizes teóricas que analisam a relação entre Instituições de Ensino Superior e Território e o potencial do seu impacto transformador. Já no texto seguinte, Lilian Elias apresenta os problemas enfrentados pelo Brasil para garantir a segurança alimentar e nutricional da população, mesmo o país sendo um grande produtor de alimentos. 

Essa diversidade de temas e abordagens também estão refletidas nos ‘Encontros Getete’. No 57º encontro, o professor Francisco Esteves desenvolveu sua fala a respeito dos problemas do desenvolvimento econômico em Angola, articulando as interpretações do subdesenvolvimento do país africano com a fragilidade do Estado-Nacional e a dependência das exportações de primários. No encontro seguinte, Evilásio Salvador apresentou o debate sobre o novo arcabouço fiscal e o financiamento das políticas sociais. O 59º encontro contou com a participação de Rafael Pastre, na qual ele abordou o crescimento das cadeias agroalimentares e como se deu a articulação do Brasil com o mercado externo nesse processo. Ainda nessa temática, no encontro com Claudia Heck e Gislaine Quaglio elas discutiram o papel do fundo constitucional do Centro-Oeste no financiamento da agricultura familiar e a necessidade de um maior alinhamento entre as políticas públicas. 

Em nosso espaço dedicado para a iniciação científica, Allan Cavazzotti apresenta sua pesquisa a respeito das intervenções urbanas no centro da cidade de Campinas, São Paulo. Na seção de parcerias acadêmicas contamos com duas entrevistas. Na primeira, com a professora Aline Miglioli, conversamos sobre sua trajetória e atuação no projeto ‘realidades latino-americanas’. A segunda entrevista é com a professora Janete Stoffel, acerca do avanço do agronegócio no Paraná e como a Universidade e os movimentos sociais estão implicados nesse processo. 

Ainda com os registros das atividades do Getete, na seção ‘Getete por aqui e acolá’ destacamos a participação de membros do grupo no seminário realizado no IPEA em Brasília e no XXI Enanpur em Curitiba. Também registramos a defesa de dissertação de Jennifer Ribeiro. 5 Na seção ‘Dicas de Leitura’, temos as resenhas de dois livros de autoria de membros do grupo. Leonardo Porto com a obra ‘Vitória da Conquista e sua Região: Urbanização e Dinâmica Econômica no Interior do Estado da Bahia (1840-2010)’, e Guilherme Lopes com ‘A Estrutura econômica e organização socioespacial em Alagoas no século XX’. Encerramos a edição com a Charge ‘Tarifalço’ de Silva Berros. 

Boa Leitura!