Pesquisas GETETE

Em andamento


A fronteira agromineral do Centro-Norte do Brasil: políticas, planejamento regional e transformações recentes.

Financiamento: Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Faixa B, Processo n. 408154/2023-3.
Resumo do projeto: Trata-se de uma proposta de pesquisa que pretende dar continuidade aos estudos sobre a região centro-norte do Brasil que atualmente apresenta importantes transformações espaciais, demográficas e socioeconômicas impulsionadas pela modernização agropecuária e exploração mineral. O presente projeto de pesquisa busca investigar a dinâmica territorial na hinterlândia brasileira, especialmente a fronteira agrícola do centro-norte do país. Esta região, em formação, evidencia, nas últimas décadas, elevado crescimento econômico induzido pela produção agrícola modernizada e exploração mineral, mas também pela instalação de indústrias, de atividades comerciais e de serviços, além de migração de população de distintos lugares do Brasil. A expansão econômica da região revela apenas uma das facetas do processo de modernização, o qual é acompanhado por outras, as de crescimento desordenado das cidades, de expansão dos conflitos fundiários e de grave crise ambiental. As mudanças indicam, nesse sentido, que tanto o campo quanto o urbano no centro-norte do Brasil assumem novos conteúdos espaciais, econômicos e demográficos. O interesse do capital por essa região se torna evidente e pressiona os governantes para que o Estado brasileiro se torne o agente financiador de um projeto de modernização, assim como ocorreu em outros momentos da história nacional. Estes fatores atribuem à fronteira agrícola do centro-norte brasileiro uma significativa diversidade de situações que traz para pesquisadores das ciências humanas e econômicas novos desafios para sua análise. A rigor, a região centro-norte delineada nessa proposta abrange as áreas de presença do bioma de cerrados e áreas ecótonos, essas últimas no contato da floresta amazônica e da caatinga. Ou seja, priorizar-se-á entender algumas dinâmicas espaciais e econômicas das áreas envolvendo o norte do Mato Grosso, sul e sudeste do Pará e a região do MATOPIBA (sul do Maranhão, Tocantins, sul do Piauí e oeste da Bahia).
Coordenador do Projeto: Vicente Eudes Lemos Alves (IG/Unicamp/Getete)
Pesquisadores do Getete: Fernando Macedo (IE/Unicamp)

Mapeamento dos cordelistas do Sertão Central Cearense

Resumo do projeto: O projeto procura ampliar e concluir uma etapa do mapeamento de cordelistas do Sertão Central Cearense, já em curso através do Laboratório de Formação em Cultura Popular Nordestina e Ibérica, projeto de extensão coordenado pelos professores Dr. Rodrigo de Albuquerque Marques (FECLESC) e Profa. Dra. Cleide Maria Amorim dos Santos (UECE), em parceria com a SECULT-CE, mediante o apoio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento cultural sediado no município de Quixadá. A ação concorre para a salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro, no caso, a literatura de cordel, no território cearense. Com quase cinquenta poetas cadastrados, o projeto adota metodologia com formulário eletrônico segundo categorias do IPHAN para mapeamento de expressões culturais, que consiste no primeiro passo para o Inventário Patrimonial. A ampliação deste mapeamento e o levantamento dos seus resultados, bem como a constituição de um acervo de folhetos das autoras e autores desse território, constituem o objetivo principal deste projeto, que conta com pesquisador do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Grupo de Estudos das Transformações Econômicas e Territoriais – GETETE da UNICAMP, do qual o professor Rodrigo Marques é integrante. Com a publicação dos cordéis, daremos também visibilidade e voz a cordelistas que moram na Zona Rural e nas cidades do interior, jovens, adultos e idosos que ainda não tiveram oportunidade de publicar.
Coordenador do Projeto: Rodrigo Marques (Feclesc/UECE/Getete)
Pesquisadores do Getete: Fernando Macedo (IE/Unicamp)

Realizadas


A PNDR e as Capacidades Governativas dos Entes do sistema nacional de Governança” aprovado na chamada pública 059/2019 do IPEA. Período: 2019-2023. Apoio: IPEA/Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Coordenador: Aristides Monteiro Neto (IPEA)
Pesquisadores do Getete: Fernando Macedo (IE/Unicamp); Guilherme Lopes (UFAL)

A Política Nacional de Desenvolvimento Regional – Diagnóstico da situação recente, aprovado na Chamada Pública PNPD nº 049/2016 do IPEA. Período: 2016-2019. Apoio: IPEA/Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Coordenador: Aristides Monteiro Neto (IPEA).
Pesquisadores do Getete: Fernando Macedo (IE/Unicamp); Leonardo Porto (PERPP/UESC).

Avaliação da Política Regional Brasileira, conforme seleção realizada pela Chamada Pública PNPD n º124/2013 do IPEA. Período: 2013-2014. Apoio: IPEA/Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Coordenador: Guilherme Resende (IPEA)
Pesquisadores do Getete: Daniel Sampaio (UFES); Fernando Macedo (IE/Unicamp); Murilo Pires (IPEA).

Avaliação do Fundo de Recuperação Econômica do Espírito Santo: 40 anos de experiência de uma política singular de desenvolvimento regional. Campinas (SP): IE/CNPq. Edital CNPq 02/2009, Projeto nº 400998/2009-2. Período:2010-2011.
Pesquisador do Getete responsável: Fernando Macedo (IE/Unicamp).


CEDE – Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico