O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), vinculado ao Instituto de Economia da Unicamp, em parceria com a Secretaria Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados (Senaec) do Ministério das Mulheres, divulga o resultado da primeira etapa da chamada pública para seleção de artigos científicos destinados à coletânea “As mulheres no mundo do trabalho produtivo e reprodutivo”.
A avaliação das propostas submetidas até 18 de setembro de 2025 foi conduzida por uma comissão que considerou três critérios: relevância científica, aderência ao tema e contribuição ao debate sobre a inserção e as condições das mulheres no trabalho produtivo e reprodutivo.
As autoras e autores pré-selecionados deverão enviar a versão completa dos artigos até 20 de janeiro de 2026, exclusivamente em português, em formato Word, com até 15 páginas — incluindo referências bibliográficas. O texto deve seguir formatação em espaço 1,5, fonte Arial ou Times New Roman 12, margens de 2,5 cm (superior e inferior) e 3 cm (direita e esquerda). Figuras e tabelas devem ser editáveis; gráficos devem ser produzidos em Excel e figuras, inseridas em formato JPEG ou PNG. As citações devem obedecer às normas da ABNT, e a revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.
Os arquivos devem ser enviados para o e-mail iecesit@unicamp.br, sendo desconsideradas submissões por outros meios.
Entre as pesquisadoras selecionadas na primeira etapa estão representantes de diversas instituições, como UFRJ, USP, Unicamp, UFABC, Fiocruz, UFRN, PUC-SP, UFPE, UnB e UFSC. A lista inclui nomes como Maria Aparecida Azevedo Abreu (IPPUR/UFRJ), Thaís Abdalla Bochour Cunha (UFABC), Júlia Borges da Costa (Fiocruz), Valdete Souto Severo (UFRN), Luiza Nassif Pires (IE/Unicamp e Made/USP), Márcia de Paula Leite (Unicamp e UAM/México), entre outras pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do país e do exterior.
A chamada integra uma iniciativa voltada à produção de conhecimento sobre desigualdades de gênero, com foco na valorização e análise crítica do trabalho das mulheres em suas múltiplas dimensões.