Após longo período de imobilismo, a economia brasileira vinha apresentando firmes sinais de que o mais intenso ciclo de investimentos desde a década de 1970 estava em curso. Caso esse ciclo se confirmasse, o país estaria diante de um quadro efetivamente novo, no qual finalmente poderiam ter lugar as transformações estruturais requeridas para viabilizar um processo sustentado de desenvolvimento econômico. Com a eclosão da crise financeira mundial em fins de 2008, esse quadro altamente favorável não se confirmou, e novas perspectivas para o investimento na economia nacional se desenham no horizonte.
O Projeto Perspectivas do Investimento no Brasil (PIB) iniciou em julho de 2008 e finalizou em dezembro de 2010. Foi coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e visou fornecer perspectivas de longo prazo do investimento na economia brasileira. Seu objetivo geral foi de contribuir para o aperfeiçoamento da Política Industrial e Tecnológica do país, através da:
- Geração, organização e sistematização de conhecimentos sobre a situação atual da estrutura produtiva brasileira;
- Identificação das tendências para o investimento, o progresso técnico e a concorrência nos diversos setores da atividade produtiva;
- Análise das oportunidades, ameaças e implicações de política ao desenvolvimento produtivo da economia nacional; e
- Proposição de instrumentos, estratégias e ações de política industrial e tecnológica.
Pesquisadores CERI
CERI – Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais
Instituto de Economia – Rua Pitágoras, 353 – Sala 45
UNICAMP – Barão Geraldo
CEP: 13083-857 – Campinas/SP
email: ieceri@unicamp.br
fone: (19) 3521-5731
Siga nas redes: