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CESIT

Autores
Roberto Leher | Amanda Moreira da Silva

Resumo
Este artigo examina o trabalho docente no ensino superior privado-mercantil, com destaque para o ensino a distância (EaD) e para a intensificação e expropriação do trabalho dos professores. A análise aborda o impacto da plataformização e do controle algorítmico sobre a organização do trabalho docente, revelando mecanismos de intensificação, precarização e gamificação, em um contexto de capitalismo dependente e financeirizado. Em especial, apresenta dados sobre a expansão do EaD, mostrando que o crescimento de matrículas não foi acompanhado pelo aumento de professores, resultando em relações desproporcionais entre o número de estudantes e docentes, sobretudo nas grandes corporações educacionais. Do exposto, conclui-se que há a necessidade de lutas que tenham como objeto combater a mercantilização radical da educação, o fim da massificação do EaD e que inclua o regime de dedicação exclusiva como padrão para os docentes.

Palavras-chave
Educação a distância; trabalho docente; plataformização; financeirização.

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